Os profissionais que trabalham com bebés e crianças muito pequenas necessitam de qualidades muito especiais e de conhecimentos e formação adequada ao fornecimento de experiências de aprendizagem e desenvolvimento.
O bem-estar e desenvolvimento dos mais pequenos requerem profissionais com conhecimentos sobre o comportamento e desenvolvimento das crianças, capazes de compreender e reconhecer as suas diferentes necessidades e promover a exploração, respeitando a sua curiosidade natural.
O educador deve:
- Permitir o desenvolvimento de relações de confiança e de prazer através de atenção, gestos, palavras e atitudes;
- Estabelecer limites claros e seguros que permitam à criança sentir-se protegida de decisões e escolhas para as quais ela ainda não tem maturidade suficiente;
- Permitir o desenvolvimento de autonomia e autoconfiança sempre que possível;
- Ser verbalmente estimulante, com capacidade de empatia e de responsividade, promovendo a linguagem da criança através de interacções recíprocas e o seu desenvolvimento socioemocional;
- Através de observações cuidadosa, conhecimento e uso imaginativo de diferentes recursos, oferecer actividades interessantes e envolventes que permitam à criança oportunidades de concentração, descoberta e de júbilo pelo sucesso e vitória;
- Ser capaz de articular o jogo e as necessidades das crianças.
O bem-estar e desenvolvimento dos mais pequenos requerem profissionais com conhecimentos sobre o comportamento e desenvolvimento das crianças, capazes de compreender e reconhecer as suas diferentes necessidades e promover a exploração, respeitando a sua curiosidade natural.
O educador deve:
- Permitir o desenvolvimento de relações de confiança e de prazer através de atenção, gestos, palavras e atitudes;
- Estabelecer limites claros e seguros que permitam à criança sentir-se protegida de decisões e escolhas para as quais ela ainda não tem maturidade suficiente;
- Permitir o desenvolvimento de autonomia e autoconfiança sempre que possível;
- Ser verbalmente estimulante, com capacidade de empatia e de responsividade, promovendo a linguagem da criança através de interacções recíprocas e o seu desenvolvimento socioemocional;
- Através de observações cuidadosa, conhecimento e uso imaginativo de diferentes recursos, oferecer actividades interessantes e envolventes que permitam à criança oportunidades de concentração, descoberta e de júbilo pelo sucesso e vitória;
- Ser capaz de articular o jogo e as necessidades das crianças.
Educação de Bebés em Creche – Perspectivas de Formação Teóricas e Práticas, Gabriela Portugal
1 comentário:
Olá!
Boa tarde.
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Parabéns.
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