quinta-feira, outubro 19, 2006

A queda das folhas

1 - É importante que saibas que o Outono está associado à diminuição de horas de sol nos dias que vão passando, até ao Inverno. É esta a principal causa da aparição da cor vermelha nas folhas de carvalho que tu vês cair nesta página, uma vez que os pigmentos verdes - a clorofila - cessam o seu trabalho e os pigmentos vermelhos, que estavam "escondidos" pelos pigmentos verdes, ocupam o seu lugar. Por outras palavras, a clorofila desaparece e aparecem os tais pigmentos vermelhos. Por que é que as folhas são vermelhas e não amarelas? Pois bem, isso é devido à concentração de açúcar que está na seiva da árvore. Noutras árvores, é a cor amarela que aparece nas folhas de Outono. E muitas vezes aparecem todas as cores! Enquanto as folhas mudam de cor, a base (a cauda) das folhas seca, fazendo-as cair. O vento dá-lhes um empurrão.

2 - O fenómeno da queda das folhas é um mecanismo de defesa para o carvalho. Com a chegada dos grandes frios e da neve, o solo e a água que nele se encontra gelam e isso vai privar o nosso carvalho, e, claro, também as folhas, do seu alimento. Para escapar a este período de falta de alimento, o carvalho entra num estado de adormecimento até à Primavera.

3 - Que devemos fazer com as folhas mortas? Pois bem, na floresta, e contrariamente ao que as pessoas fazem nos seus terrenos e jardins, devemos deixar as folhas mortas sobre o solo: elas servem de fertilizante natural para esse solo, uma vez que se decompõem. Assim, o solo fica mais rico em matéria orgânica e isso permite alimentar os outros vegetais (e o próprio carvalho) que se encontram nessa floresta.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails